A
NÍVEL 2 - DESAFIO A
B
C
42
Velocidade (m/s)
Alvo:
Atual:
Too fast!
Jogar Outra vez
Próximo
Test
NÍVEL 3 - DESAFIO A
Nível 2
Nível 3
Descarregar as Notas do Professor
v1.01
Bem Vindo ao jogo Fórmula Divertida
Nível 1
Cria uma viagem de montanha-russa ao completar uma série de desafios. Podes mudar algumas das características da linha e ver como estas mudanças afectam a velocidade da montanha-russa. Está atento às câmaras de velocidade, estas demostram a velocidade em vários pontos ao longo da linha. A Montanha-russa deve chegar ao fim e acabar a uma velocidade segura.
Joga
À medida que a montanha russa acelera na descida o potencial de energia gravitacional é transferido para energia cinética. No entanto, alguma energia é desperdiçada através de fricção, das rodas e dos rolamentos que ficam quentes e do som que é produzido. Quão maior for a linha mais diferença faz. Neste nível podes alterar o comprimento da linha assim como a sua altura. Uma linha maior significa que mais energia é perdida, por isso precisas de compensar com uma maior diferença em altura entre a partida e a chegada. Os engenheiros de montanhas-russas têm que alternar vários factores uns contra os outros para criar uma viagem excitante e segura – consegues fazê-lo?
Neste nível tens que seleccionar as alturas e depois calcular a velocidade a que o comboio vai viajar. Vai-te ser dada informação sobre o volume do comboio, a aceleração causada pela gravidade e a percentagem de energia perdida através da fricção. A partir daqui podes descobrir o potencial de energia gravitacional, a energia que é perdida, a quantidade de energia cinética que o comboio vai ter e a velocidade a que vai estar a viajar. Depois experimenta o comboio e verifica as velocidades. Conseguiste? O desafio é então selecionar alturas que vão permitir que o comboio complete a sua viagem sem parar e acabe a uma velocidade segura (antes da reta final)
B
NÍVEL 1 - DESAFIO A
Uma viagem de montanha russa tem que ser excitante mas também segura, acelerando muitas vezes, mas indo devagar o suficiente no final para travar em segurança. A montanha-russa começa num ponto alto com potencial de energia gravitacional. Isto é transferido para energia cinética á medida que vai descendo e de volta para potencial de energia gravitacional ao subir. A diferença de altura entre o ponto de partida e o ponto de chegada é crucial. Se a diferença for muito pequena, a montanha-russa não vai ter energia suficiente para chegar ao fim e vai parar. Se a diferença for demasiado grande vai acabar por ir muito rápido no final do trajecto. Consegues montar a linha de maneira a que os passageiros tenham uma viagem que seja excitante e segura?
C
NÍVEL 1 - DESAFIO B
NÍVEL 1 - DESAFIO C
D
NÍVEL 2 - DESAFIO B
NÍVEL 2 - DESAFIO C
D
E
NÍVEL 2 - DESAFIO D
NÍVEL 3 - DESAFIO B
NÍVEL 3 - DESAFIO C
NÍVEL 3 - DESAFIO D